Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Congregação Instituto das Filhas de Sant’Ana


A Congregação Instituto das Filhas de Sant’Ana foi fundada pela religiosa italiana Ana Rosa Gattorno (1831-1900): ficou viúva, em 1861 entra na terça ordem franciscana e iniciou a dedicar-se a varias obras de apostolado social na cidade de Génova; foi recebida em audiência pelo Papa Pio IX, no dia 3 de janeiro de 1866, onde apresentou alguns pontos de uma nova regra, recebida em um momento de oração; o Papa aconselhou-a a dar inicio a esta nova congregação.

Assim no dia 13 de março do mesmo ano partiu para cidade de Piacenza onde com algumas companheiras da início a nova ordem. No dia 8 de dezembro de 1866 é a data oficial da fundação do Instituto das Filhas de Sant'Ana. Rosa Gattorna professa os primeiros votos em 26 de julho de 1867 e no dia 8 de abril de 1870, juntamente com as suas 12 primeiras co-irmãs, fez os votos perpétuos.

As Filhas de Sant'Ana eram dedicadas particularmente a assistência dos doentes, nos hospitais e a domicilio, e em 1878 se abriram também a atividade missionária fundando comunidades na Bolívia, Brasil, Chile, Peru, Eritreia, França e Espanha.

A congregação foi aprovada na Santa Sé em 21 de abril de 1879; as suas constituições foram aprovadas em 26 de julho de 1892. À morte da fundadora as Filhas de Sant'Ana eram cerca de 3500, presentes em 368 comunidades. Madre Rosa foi beatificada pelo Papa João Paulo II, no dia 9 de abril de 2000.

Filhas de Sant’Ana chegam em Batalha

As Filhas de Sant’Ana, chegam à cidade de Batalha - Piauí para fundar a Comunidade Jesus Maria José no ano de 1985. As primeiras Irmãs da comunidade foram: Ir. A. Maria Zélia Ximenes Aguiar, Ir. A. Neuza Moreira do Nascimento e Ir. A. Terezinha Pereira de Oliveira.

Nesse mesmo ano, as Irmãs considerando a riqueza da cultura regional, iniciaram uma horta medicinal no bairro Cristo Rei, criaram o Clube de Mães, onde realizaram palestras sobre os cuidados básicos da saúde e maneiras de aproveitar os alimentos da região. Fundaram várias creches para atender a demanda de crianças carentes sob o patrocínio da LBA. Promoveram curso de alimentação alternativa e participaram de Simpósio de Saúde em Teresina, cuja Temática foi “O Corpo que Cura”.

Em 1986 apresentaram seus trabalhos sobre a Medicina Caseira no IV Encontro Nacional da Saúde Popular em São Luiz-MA; inauguraram uma Horta Comunitária, organizaram a Farmácia Caseira e impulsionaram a Pastoral da Saúde. Nesse período realizaram outras atividades: conversas com as mães sobre motivação e valor do aleitamento materno, cuidados básicos da higiene, formas de evitar e combater a desidratação infantil, orientação sobre alimentação básica e pesagem de crianças. Ao longo do ano de 1986, as Irmãs atenderam 2.765 pessoas.

De 1987 a 1989 a comunidade promoveu o I Seminário da Pastoral da Criança, visitas às hortas caseiras, treinamento para as comunidades sobre a medicina natural e combate à desnutrição infantil.

Em 2001, a Comunidade Jesus Maria José é formada por Ir. A. Maria Leite de Araújo e Ir. A. Francisca Leite de Araújo que desenvolvem atividades no Conselho Paroquial, apoio à população com remédios caseiros e assessoria à Creche.

No ano de 2003 a comunidade é revitalizada, passando a ser constituída por: Ir. A. Therezinha Targino Barreto – Superiora, Ir. A. Marta Maria Vasconcelos e Ir. A. Édna Maria do Nascimento. As religiosas continuam a coordenar a “Creche Lar Sant’Ana”, dinamizam as pastorais do enfermo, do matrimônio e familiar, cuidam dos doentes através da Medicina Alternativa, ministram a Eucaristia e acompanham a Infância Missionária.

Em 2005, a comunidade celebra os 20 ANOS de presença das Filhas de Sant’Ana na cidade de Batalha com uma Solene Celebração Eucarística de Ação de Graças, alvorada e momento de Confraternização com a Comunidade Religiosa e Paroquial e o Movimento da Esperança. Participaram deste evento várias Irmãs de outras comunidades, sobretudo do regional de Sobral-CE. Formavam a comunidade religiosa: Ir. A Monalisa Magalhães – Superiora, Ir. A. Helena Silva e Ir. A. Marilene Medeiros.

Em 2010, com 25 ANOS radicadas em Batalha, as Filhas de Sant’Ana, prosseguem testemunhando a misericórdia e a bondade de Deus em nossa cidade, promovendo a educação infantil na “Creche Lar Sant’Ana”; assessorando na Paróquia a Infância Missionária, a Pastoral da Criança, da Liturgia, da Catequese e o Ministério da Eucaristia; ministrando cursos; cuidando da saúde da população através da Farmácia Fitoterápica e consolidando o Movimento da Esperança. A Comunidade Jesus, Maria e José é formada atualmente por: Ir. Ana Helena Silva, Ir. Ana Assunção e Ir. Ana Donata Paulo da Silva – Superiora.

Para mais informações e notícias sobre as irmãs Filhas de Sant'Ana e a comunidade Jesus, Maria e José, CLICK AQUI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário