Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Chegou a Quaresma !!!

Com a Quaresma, inicia-se o ciclo pascal das celebrações litúrgicas do povo de Deus em torno da montanha santa, a mesa da redenção do altar sacrifical de nosso Senhor Jesus.
Antigamente, estes quarenta dias que precedem a Páscoa da Ressurreição eram vividos com muita austeridade penitencial à base de jejum e de abstinência de carne. Nos dias de hoje, o costume está bastante suavizado.
Primordialmente, a quaresma tinha um forte acento batismal como preparação dos catecúmenos para os sacramentos de iniciação na vigília pascal. Mais tarde, adquiriu o sentido de conversão e de penitência para todos os cristãos.
O objetivo geral da quaresma é a renovação da opção batismal entre nós cristãos, por força da ressurreição com Cristo, para a vida nova com Deus.
Quaresma é, pois, o itinerário espiritual rumo à páscoa definitiva numa tomada firme  de consciência de povo novo em torno da montanha sagrada, centrada na escuta da palavra, no serviço ao irmão, na penitência corporal (jejum e abstinência), da esmola que liberta, da oração e da fidelidade radical ao Senhor, como o Cristo no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário