Video

Slide do bloogger:

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Entendendo a Semana Santa – O que a Igreja celebra na Sexta-feira Santa?

Na Sexta-feira da Semana Santa a Igreja celebra a morte de Cristo, seguido de seu sepultamento (cf. Mt 26, 30-27,65). Nesse dia não se celebra a Missa e sim uma solene liturgia da Palavra, na qual se adora a cruz de Jesus e se reza pela Igreja e pelo mundo (“Oração universal”). A eucaristia, guardada na capela ou em local anexo à igreja, é distribuída no final da celebração. Dia de silêncio e interiorização, a Sexta-feira Santa caracteriza-se pela reflexão sobre o amor incondicional de Deus por nós. Porque nos ama com um amor eterno, Jesus assume até as últimas conseqüências o anúncio da Boa Nova da Salvação, inclusive sendo condenado apesar de inocente, e morrendo na cruz, embora tenha passado entre nós fazendo apensas o bem (cf. At 10,38).

A Sexta-feira Santa é dia de jejum?

Sim. A Sexta-feira Santa – bem como a Quarta-feira de Cinzas – é dia de jejum e abstinência de carne. A renúncia ao alimento é um sinal de que esvaziamos o nosso coração, inclusive do pecado, para prepará-lo para acolher a Jesus Ressuscitado. Estão dispensados os enfermos, as crianças e os idosos. É interessante, contudo, que também estes, se não puderem jejuar e abster-se de carne, tenham presente o sentido que lhes dá a Igreja.

O que a Igreja celebra na Sexta-feira Santa à noite?

Na Sexta-feira Santa à noite as comunidades ou guardam silêncio, ou celebram o sepultamento de Jesus. Como não há nenhuma ação litúrgica prevista para a noite, as comunidades são convidadas a ater-se aos costumes locais, sem contudo quebrar o clima de oração, reflexão e interiorização. Em muitos lugares têm-se o costume de, à noite, encenar, de forma catequética, a prisão, o julgamento, a crucificação, a morte e o sepultamento de Jesus.

Veja nossa programação para esta sexta:

SEXTA-FEIRA SANTA – 02 de abril
*Dia de Jejum e abstinência

06:00h – CAMINHADA PENITENCIAL E VIA SACRA nas ruas.
Início: Frente ao Hospital Messias Andrade de Melo.
Responsável: Apostolado da Oração.

15:00h – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS Cristo.
Responsável: Pastoral do Dízimo e Apostolado da Mãe Rainha.

17:30 – Filme “A Paixão de Cristo” na Igreja Matriz.

20:00 – Procissão Luminosa com o Senhor morto. (Trazer velas, candeeiro ou tochas).
Responsáveis: Pastorais, Movimentos e Ministérios, Comunidades de Setores e Crismandos.

Colaboradores: Associação Cultural Arraiá dos Matutos, Associação Cultural os Caipiras do Dedila, Diva Nina, UMB, MOP’s, AGEC, Sindicatos (STTR e SINDSERME).

Nenhum comentário:

Postar um comentário