Video

Slide do bloogger:

sábado, 3 de abril de 2010

Entendendo a Semana Santa - O que a Igreja celebra no Domingo da Páscoa da Ressurreição?

No Domingo da Páscoa da Ressurreição a Igreja dá continuidade ao que foi celebrado na Vigília. As orações e leituras bíblicas feitas nas celebrações do dia fazem memória do túmulo vazio, da surpresa e da alegria dos discípulos e discípulas ao terem as primeiras notícias de que, no poder do Pai, o Filho vencera a morte para sempre (cf. Mt 28,1-20). É o “domingo dos domingos”, isto é, é o domingo que dá origem e sentido a todos os outros domingos do ano litúrgico. Todo domingo, a partir do domingo da Ressurreição, é celebração, rememoração e atualização desse domingo.

O que significa a “oitava” da Páscoa?

A “oitava” da Páscoa significa que a Igreja celebra, durante os dias da semana da Páscoa, como que um “oitavo” dia, dia este que dá complementação e perfeição aos sete dias da criação. É a criatura chegando ao máximo da unidade e comunhão com o Criador. Assim a semana toda – do Domingo da Ressurreição até o sábado seguinte (inclusive), é celebrado como se fosse um só dia, o dia da vitória da vida sobre a morte.

Por que a celebração da Páscoa é a maior de todas as celebrações realizadas pela Igreja?

A Páscoa da Ressurreição de Jesus é a maior de todas as festas da Igreja porque é a festa da Vida, e da Vida em plenitude. Ninguém, antes de Jesus, havia ressuscitado (Lázaro e outros haviam sido apenas revividos...), e agora, Nele, todos temos a Vida, todos ressuscitaremos no final dos tempos (cf. 1Cor 15,1-58).

Veja nossa programação para o Domingo de Páscoa:

DOMINGO DE PÁSCOA – 04 de abril

07:30h – Confissões
08:00h – Missa da Páscoa da Ressurreição
Responsável: Pastoral do Dízimo
09:00h – Batizados
18:30h – Confissões
19:00h – Missa da Páscoa da Ressurreição
Responsável: Pastoral do Dízimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário