Video

Slide do bloogger:

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Irmãs Filhas de Sant'Ana - 25 Anos de Missão em Batalha

Para contar a história das Irmãs Filhas de Sant'Ana em Batalha é preciso lembrar do idealizador desse projeto: Pe Lotário. O mesmo dedicou vários anos a serviço de nossa comunidade, a quem somos muito gratos, sempre pensando no melhor para todos especialmente as pessoas mais carentes. Enquanto preparava a estrutura física motivava a comunidade a rezar para que esse projeto se concretizasse e os frutos fossem colhidos a cada dia.

No dia 10.08.85 a cidade de Batalha-Pi foi agraciada pela chegada das Irmãs Filhas de Sant´Ana, um presente de Deus conduzido palas mãos do Pe. Lotário que com sua sensibilidade e espírito missionário favoreceu a concretização dessa presença religiosa em nosso município.

As três primeiras irmãs filhas de Santana, a pisarem o solo batalhense, as fundadoras da Comunidade Jesus Maria e José na paróquia de São Gonçalo foram: a Superiora Irmã Zélia, Irmã Neuza e Irmã Pierina. No primeiro momento fizeram um diagnóstico da vida pastoral e condições sociais, para em seguida iniciar um trabalho voltado para as famílias carentes, visando a Evangelização e a melhoria das condições de Vida e de Saúde, iniciando assim um trabalho implantando um novo conceito em  saúde e alimentação.

A partir de visitas, reuniões, cursos e palestras trouxeram para Batalha um novo conceito em saúde ensinando as formas preventiva e curativa através dos remédios caseiros e alimentação alternativa. Com esse trabalho elas conseguiram salvar muitas vidas principalmente as de crianças desnutridas com o apoio de doutora Nelly, pois não havia hospital no município, com sua saída irmã Pierina assumiu o Ambulatório Paroquial dedicando-se incansavelmente a esse serviço com atendimento ambulatorial e visita aos enfermos. Irmã Zélia implantou na paróquia de São Gonçalo a Farmácia caseira e a Pastoral da Criança que atuava em parceria com o Movimento Popular de saúde (MOPS). Irmã Neuza dedicou-se mais aos trabalhos com a Liturgia e Catequese.

As outras irmãs e as noviças que foram chegando ou passando deram continuidade a todos esses trabalhos e implementaram outros como: Farmácias e hortas comunitárias, integração ao projeto social da diocese acompanhamento as creches  na zona rural e urbana, formação e acompanhamento às parteiras. Na atenção básica trabalharam a formação de lideranças comunitárias, grupos de horta, cursos profissionalizantes, criação do Movimento da Esperança, do grupo Amigos de Madre Rosa, grupos de Idosos, etc. Em parceria com o Estado desenvolveram vários projetos sociais com mulheres, crianças e adolescentes, trabalharam o projeto de monitoras mirins onde várias jovens foram integradas ao mercado de trabalho.

Vejamos as Irmãs que fizeram essa história missionária nesses últimos 25 anos na Paróquia de São Gonçalo:

1. Comunidade: Irmã Zélia, Irmã Neuza e Irmã Pierina.
2. Comunidade: Irmã Helena, Irmã Neuza, Irmã Creuza, Irmã  Pierina.
3. Comunidade: Irmã Helena, Irmã Neuza,Irmã Clara.
4. Comunidade: Irmã Helena, Irmã Clara e Irmã Graça.
5. Comunidade: Irmã Maria, Irmã Francisca.
6. Comunidade: Irmã  Donata, Irmã Nilva, Irmã Helena.
7. Comunidade: Irmã Teresinha, Irmã Marta, Irmã Holandina, Irmã Helena.
8. Comunidade: Irmã Monalisa, Irmã Edna, Irmã Marilene e Irmã Helena.
9. Comunidade: Irmã Donata,Irmã Socorro, Irmã Helena, Irmã Ana.

Hoje esta comunidade é formada por Irmã Donata, Irmã Helena e irmã Ana Maria que continuam trabalhando em nossa paróquia, em especial, com farmácia caseira, creche Lar Sant’Ana, Infância Missionária, Movimento da Esperança e Vários trabalhos pastorais.

Agradecer não é apenas uma questão de educação. É um sentimento de humildade e uma maneira de louvar, dar glória Deus, o doador de tudo que recebemos e Deus se faz presente aqui através de seus emissários, "anjos" portadores, a quem devemos também agradecer. E nesse momento a Paróquia de São Gonçalo que sempre acolheu de braços abertos à Comunidade Jesus Maria e José na pessoa das Filhas de Sant'Ana,  agradece a esses anjos enviados de Deus, por tudo. Pela convivência, pelo laço de amizade construído nesses vinte e cinco anos e pelos relevantes serviços à nossa comunidade Batalhense, serviços estes sempre realizados com simplicidade, com amor puro e de completa doação aos menos favorecidos e à Igreja. Recebam da comunidade Batalhense um grande abraço como forma de agradecimento, Que Deus lhes abençoe sempre!


Confira fotos antológicas das Irmãs Filhas de Sant'Ana e a Comunidade Jesus, Maria e José clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário