Video

Slide do bloogger:

sábado, 23 de abril de 2011

Quinta- feira Santa - Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do amor-doação de Jesus por Nós.

A paróquia de São Gonçalo celebrou nesta quinta-feira com júbilo e festa a Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do amor de Jesus pela humanidade.

“Mas, que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado? Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor”.

Esta é a mais sublime das semanas, a mais santa de todas, porque nela se consumou a missão de Cristo. Dentre os diversos temas que este tempo litúrgico nos aponta, um dos mais ricos é a “Instituição da Eucaristia”.

A Eucaristia é o ponto central da liturgia, pela qual o Cristo nos legou a síntese de todos os seus atos salvíficos. A Eucaristia também nos dá uma lição de unidade. “Que todos sejam um, assim como tu, pai, estás em mim e eu em Ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviastes”.

Na celebração da Última Ceia, temos, também, a Instituição do Sacramento da Ordem, que conferiu aos apóstolos o poder de repetir o único e mesmo gesto de Cristo. O sacerdócio é o pressuposto indispensável para que os fiéis recebam o Corpo e o Sangue de Cisto, no Pão e no Vinho consagrados.

Na Eucaristia, recebemos a mais sublime prova do extraordinário amor de Cristo pelo pai, por toda a humanidade e, até mesmo, pela criação que espera ansiosamente, ser contagiada pela Redenção, através do homem, como mediador do universo. Nesse amor, e através desse amor, o Cristo Senhor se doa. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”

Por: Ir. Sandra Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário