Video

Slide do bloogger:

terça-feira, 26 de abril de 2011

Vigília Pascal

É a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são batizados e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia

A Liturgia da Vigília Pascal, riquíssima, divide-se em quatro partes:

1) Bênção do Fogo e do Círio Pascal, que simbolizam o Cristo Ressuscitado;
2) Liturgia da Palavra, com leituras, que resumem a História da Salvação;
3)Liturgia Batismal: na Igreja Primitiva, o Batismo dos Catecúmenos Adultos se dava na Vigília Pascal, depois de longa preparação;
4) Liturgia Eucarística: segue-se, então a Missa com procissão das Ofertas.

“Louvai o senhor porque é bom, porque eterna é a sua misericórdia”

Eis o dia que o Senhor fez. Exultemos de alegria Nele. É o dia mais alegre do ano porque o “senhor da vida estava morto; agora vive e triunfa” Em comunhão com todas as comunidades cristãs e com todo o universo, vamos celebrar a páscoa de Jesus: sua passagem da morte para a vida. O grande e alegre anúncio desta noite é: JESUS RESSUSCITOU!

A ressurreição do senhor, a sua “passagem” da morte para a vida, deve espelhar-se na ressurreição dos fiéis que se vai consumando  pela passagem do homem velho para o homem novo em Cristo.

A liturgia proclama as maravilhas que Deus realizou em favor do seu povo. Ò páscoa divina, que desces do céu, à terra e da terra sobes, ao céu!

Ò páscoa divina, O Deus do céu, na sua generosidade,  agora se une a nós no espírito: por meio dele encheu-se a grande sala das bodas, e traze a todos a veste nupcial.

A solene vigília Pascal iniciou às 22h, com a bênção do fogo no pátio da Igreja Matriz de São Gonçalo, contamos com a participação de muitos fiéis habitantes  e visitantes batalhenses. Foi verdadeiramente uma solene festa com animação, cantos, coreografia e encenação da ressurreição de Jesus.

Colaboração: Ir. Sandra Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário