Video

Slide do bloogger:

sábado, 27 de julho de 2013

MOMENTO FORTE DE REFLEXÃO: ENCENAÇÃO DA VIA CRUCIS NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE















Cerca de um milhão e meio de pessoas acompanharam a via sacra encenada nesta sexta-feira, (26/07), um dos atos centrais da jornada mundial da juventude.























O tema refletido na via sacra foi um trecho do Evangelho de São Mateus que diz: "Quem quiser ser meu discípulo tome a sua cruz e siga-me" (Mt 16,24). O texto utilizado na meditação da via dolorosa de Cristo foi escrito pelos padres dehonianos José Fernandes de Oliveira (padre Zezinho, scj) e João Carlos Almeida (padre Joãozinho, scj).

















A via sacra é um ato composto por 14 estações, sendo que 13 delas foram encenadas ao longo de cerca de um quilômetro do canteiro central da avenida Atlântica e, a última, no palco central.


































"[Na cruz] Jesus se une a tantos jovens que perderam a confiança nas instituições políticas, por verem egoísmo e corrupção, ou que perderam a fé na Igreja, e até mesmo em Deus, pela incoerência de cristãos e de ministros do Evangelho". Estas foram palavras do Papa Francisco, em seu discurso aos jovens, durante a via sacra.















Segundo o Pontífice, ninguém pode tocar a cruz de Jesus sem deixar nela suas "marcas" ou ser "marcado" por ela. Para Francisco, Jesus atravessa com a cruz os caminhos do homem, ajudando-o a carregar seus medos, problemas, sofrimentos, "mesmo os mais profundos". "Com a Cruz, Jesus se une ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem clamar, sobretudo os inocentes e indefesos", disse o Papa.















O Santo Padre também perguntou aos jovens sobre o que a cruz deixa em cada pessoa. Como resposta, o Papa disse: "deixa um bem que ninguém mais pode nos dar: a certeza do amor inabalável de Deus por nós".















Concluindo, o Papa convidou aos jovens a levarem à cruz de Cristo suas alegrias, os seus sofrimentos e fracassos. Segundo o Santo Padre, quem leva estas realidades a Jesus encontrará sempre um coração aberto e acolhedor.

"Queridos jovens, levamos as nossas alegrias, os nossos sofrimentos, os nossos fracassos para a cruz de Cristo; encontraremos um coração aberto que nos compreende, perdoa, ama e pede para levar este mesmo amor para a nossa vida, para amar cada irmão e irmã com este mesmo amor. Assim seja!".

 A via sacra terminou com a oração do "Pater Noster" (Pai Nosso), seguido pela benção do Papa Francisco sobre o fiéis.

Fonte: Canção Nova Notícias/ fotos JMJ
redação Parnaiba católica





Nenhum comentário:

Postar um comentário