Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 24 de julho de 2013

TUDO PRONTO PRA COMEÇAR A CERIMÔNIA DE ABERTURA DA JMJ NA PRAIA DE COPACABANA

Foto: R7.

Rio de Janeiro, Brasil, 23 jul 2013 – A 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai começar hoje na cidade do Rio de Janeiro, esperando reunir milhões jovens no maior evento do género promovido pela Igreja Católica, que levou o Papa ao Brasil.

A missa inaugural, na Praia Copacabana, será presidida pelo arcebispo da sede da JMJ 2013, D. Orani João Tempesta, às 18h00 locais (mais quatro em Lisboa), meia hora depois da cerimónia de abertura.

Os participantes, entre eles mais de 500 portugueses, vão rezar por todos os jovens, “para que usando os novos meios de comunicação, em particular o mundo da internet” procurem “transmitir valores cristãos e testemunhá-los no continente digital”, como se pode ler no missal da cerimónia.

A área de Copacabana terá um esquema especial de segurança e circulação desde o início da tarde, anunciou a Prefeitura do Rio.

O Papa, que chegou ao Brasil esta segunda-feira, vai juntar-se aos jovens no mesmo local, na próxima quinta-feira.

"A Igreja é jovem e, na JMJ, se vê isso muito bem. Que o Senhor sempre nos mantenha, a todos, jovens de coração", escreveu hoje Francisco, na sua conta do Twitter.

O programa religioso e cultural de seis dias da JMJ, que congrega jovens de 175 países, prevê espaços especiais para pessoas portadoras de deficiência e conta com a colaboração de milhares de voluntários, dos quais 60 são portugueses.

Entre quarta e sexta-feira, pela manhã, vão decorrer em 273 locais as catequeses para os peregrinos, em 26 línguas, com intervenções de bispos de vários países, incluindo oito de Portugal, em volta do tema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’.

A programação inclui uma ‘Feira Vocacional’, apresentando “a diversidade e riqueza dos carismas das Congregações, Movimentos e Comunidades Religiosas” em 130 stands individuais, além de confessionários, praça de alimentação, palco e tendas para missas, adoração e oficinas.

No centro da praça, esta quarta-feira, vai decorrer a ‘LusoFesta’, organizada pelo Departamento Nacional de Pastoral Juvenil da Igreja Católica em Portugal, que pretende ser um momento de convívio e partilha das tradições que unem os participantes lusófonos.

A partir das 17h00, as autoridades presentes e os bispos portugueses saudarão os participantes e, de seguida, começa o espetáculo musical, com o padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; no espaço será ainda exibido um filme promocional sobre Portugal.

O ‘Festival da Juventude’, por sua vez, promove centenas de eventos, entre espetáculos, vigílias, exposições, recitais, filmes, peças de teatro e danças em diferentes áreas do Rio de Janeiro.

O Papa Francisco vai ser acolhido pelos jovens numa cerimónia de boas-vindas com início marcado para as 18h00 de quinta-feira, na Praia de Copacabana.

No dia seguinte, e no mesmo local, decorre o último dos chamados “atos centrais” da JMJ, com uma Via-Sacra presidida pelo Papa, a partir das 18h00.

O centro das celebrações muda no sábado para a localidade de Guaratiba, a cerca de 40 quilómetros, que acolhe os atos conclusivos da JMJ.

A vigília de oração nessa noite, com início às 19h00, “será um grande momento de louvor, adoração e testemunhos” no chamado ‘Campus Fidei’, adiantam os organizadores.

A missa final, a partir das 10h00 de domingo, é antecedida por três horas de apresentações musicais e oração das Laudes, preparando a chegada do Papa.

Depois da celebração, Francisco anunciará a cidade que vai sediar a próxima JMJ.

Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário