Video

Slide do bloogger:

terça-feira, 24 de maio de 2016

VII RETIRO DIOCESANO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA EM BATALHA

Neste Domingo 22 de Maio de 2016 Festa da "Santíssima Trindade" aconteceu o tão esperado  VII Retiro Diocesano do Terço dos Homens Mãe Rainha. Com o tema central "Ano Santo da misericórdia, convite a servir a Deus nosso Pai"
E lema: "Para manifestar misericórdia a nossos pais, e lembrar-se da sua santa aliança" (Lc 2,72). Aonde foi recepcionado quase 1500 homens, considerando todos os inscritos,  contabilizou  1.192 homens nesta VII edição. 



Igreja Matriz de São Gonçalo 

A Paróquia de São Gonçalo  que sempre esteve e sempre estará de portas abertas  a todo povo de Deus, desta vez teve a honra de receber homens de toda a Diocese, assim como nosso Bispo Coadjutor Dom Juares, para a realização deste grande Retiro. A  ideia de realizar esta modalidade de evangelização do homem para a Santa Igreja através de retiros na Diocese de Parnaíba-PI surgiu em 2011 entre a Paróquias São Sebastião e a Paróquia Santa Ana, ambas na cidade de Parnaíba, tendo ocorrido o primeiro na Comunidade Nossa Senhora das Dores pertencente à Paróquia Santa Ana em fevereiro com aproximadamente 75 homens e o segundo na sede da Paróquia São Sebastião com aproximadamente 250 homens, em 2011 respectivamente. 

Sequencialmente, os números só cresceram, chegando a registrar no VII RETIRO a marca de 1.192 homens inscritos sem contar as crianças, as mulheres das equipes de trabalhos e outros pessoas que não foram registradas, acreditamos que tenha chegado à marca de uns 1.300.




Fotos: VII RETIRO DIOCESANO THMR

A programação começou com Alvorada no Patamar da Igreja matriz de São Gonçalo padroeiro da cidade, a alvorada foi animada com a Banda de Música Manuel Fabiano sob a regência do maestro Fabio Mesquita. A banda acompanhou a caminhada da igreja matriz até o local do evento, quadra coberta do Gayoso.

Durante o credenciamento das caravanas, foi servido o café-da-manhã partilhado entre os irmãos, logo em seguida deu-se início a oração da manhã, ou seja, oração de abertura, o Ofício Divino das Comunidades sob a responsabilidade das Paróquias de Piripiri.

Após a oração inicial, foi composta a mesa dos trabalhos, presidida por Padre Oscar Almeida, pároco anfitrião.


O Diác. Permanente Jackson Elias, diretor espiritual do THMR para a Diocese de Parnaíba, proferiu a palestra sobre o tema "Maria, Mãe da Misericórdia" deu o próprio testemunho que emocionou muita gente com sua história de vida, o que passou e fez até chegar ao diaconato, depois de muitas provações e a insistência das orações de sua mãe biológica, ela que certamente estava conectada à Mãe de Jesus e esta com certeza ouviu seus apelos e como fez com Santa Mônica, transformou seu filho, e hoje é um servo fiel à palavra do Senhor através da diaconia da Igreja Católica. Foi pura misericórdia da Mãe de Jesus que transformou sua vida.


Diác. Permanente Jackson Elias, diretor espiritual do THMR


A Santa Missa do retiro foi presidida por Dom Juarez, bispo Coadjuntor da Diocese de Parnaíba, com-celebrada por Pe. Evandro e Pe. Brasilino, e os Diáconos Jackson e Nascimento, dessa diocese e Pe. Leonardo Sales filho de Batalha mas que pertencente à Diocese de Lins-SP.


Na homilia, Dom Juarez enfatizou a importância do THMR em sua diocese no igreja católica do Brasil, disse ser uma nova forma de evangelização que atrai à Igreja os homens que ao longo da história ficaram afastados, disse Dom Juarez: 

"Quem imaginou a 50 anos atrás ver tantos homens reunidos para rezar o santo terço?
Dom Juarez referiu-se ao VII RETIRO como "um novo Pentecostes para o THMR" frisou com muita ênfase a importância da reza do terço nos encontros semanais e nas famílias como preparação ao encontro semanal com Jesus na eucaristia dominical."

Bispo Coadjutor Dom Juarez

Seguindo a programação, após o almoço houve reunião de Dom Juarez com os coordenadores paroquiais para renovação da coordenação diocesana e indicação da sede do VIII RETIRO em 2017, tendo este ponto a ser decido numa reunião entre as paróquias do zonal norte para decidi qual paróquia sediará o VIII RETIRO.

Nessa mesma reunião entre coordenadores e o Diácono Jackson Elias, foi feita a indicação de 4 nomes para o Sr Bispo Dom Alfredo nomear como coordenador diocesano para o próximo biênio 2016/2018, os nomes indicados foram os seguintes:


Nonato Firme - Batalha
Raimundo - Piripiri
Felipe - Piracuruca
Arimateia - Parnaíba,


Após a nomeação, o novo coordenador formará a coordenação com seu vice, secretário e vice e tesoureiro e vice.

Atual Coordenador Diocesano do THMR: Nonato Silva

Seguindo a programação, houve a palestra proferida pelo missionário João Batista Rios da Arquidiocese de Teresina sobre a fidelidade do matrimônio e serviço na igreja, chamou a atenção a questão da infidelidade, situação que tem acabado com muitas famílias.


Missionário João Batista Rios

A última palestra foi com o coordenador regional NE IV João Francisco, que tratou sobre as diretrizes Gerais do THMR para grupos, comunidades, paróquias e dioceses, chamou a atenção para a unidade dos trabalhos, o seguimento das orientações da coordenação nacional, o uso do material original e sintonia do movimento com os párocos e bispos para poder ser um trabalho bem feito.

Coordenador regional NE IV João Francisco

O evento foi encerrado com uma grande caminhada pelas ruas da cidade com bênção e envio no patamar da igreja matriz de São Gonçalo - presidida por Padre Oscar, acompanhada por Padre Evandro e o Diácono Jackson - onde foi iniciada com alvorada.







Participaram do VII RETIRO DIOCESANO as Paróquias:

NSR-PIRIPIRI;
SC JESUS-PIRIPIRI;
NS CARMO-PIRACURUCA;
S FRANCISCO-PIRACURUCA;
SJB-SÃO DA FRONTEIRA;
SANTA LUZIA-LUZILÂNDIA;
S DOROTEIA-JOAQUI PIRES;
SÃO MIGUEL ARCANJO-MATIAS OLÍMPIO;
NS BOA ESPERANÇA-ESPERANTINA;
SÃO GONÇALO-BATALHA;
SÃO JOSÉ-SÃO JOSÉ DO DIVINO;
CATEGRAL NS DA GRAÇA- PARNAÍBA;
SANTA ANA-PARNAÍBA;
SÃO SEBASTIÃO-PARNAÍBA;
NS DE FÁTIMA-PARNAÍBA;
SC DE JESUS-PARNAÍBA;
S JOÃO XXIII- PARNAÍBA;
NSC-LUIS CORREIA;
NSC-ILHA GRANDE;
NS ASSUNÇÃO-CAMURUPIM;
 FALTARAM AS PARÓQUIAS:
S LUZIA E FREI GALVÃO-PARNAÍBA;
NS CONCEIÇÃO E SÃO JOSÉ-PEDRO II;
NS CARMO-DOMINGOS MOURÃO E 
NSR-BURITI DOS LOPES.

Todas da Diocese de Parnaíba.

Participaram também  4 paróquias da Diocese de Campo Maior: São José - Cabeceiras, NS Conceição, São João Batista e Santa Luzia - Barras.

E Menino Jesus de Praga da Arquidiocese de Teresina.


Resumindo, foi um evento grandioso para a honra e  Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo pela devoção à Nossa Senhora sob a invocação de Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. O retiro foi concluído com sucesso e todos nós da Paróquia São Gonçalo estamos felizes por saber que Jesus Cristo esta presente em cada homem de fé e de força na caminhada com Nossa mãe Maria Santíssima.

Confira mais Registros:




















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário