Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto, um mês vocacional.

Vocação é um chamado de Deus, é dizer sim a Deus para servir mais diretamente e livremente aos irmãos(ãs). Vocação é um ato de liberdade, quem chama deixa sempre espaço para que a pessoa aceite ou não; sempre a perspectiva do serviço, requer da pessoa doação, disponibilidade, entrega e renúncia. É estar atento e disponível às necessidades da comunidade; não é fruto de uma escolha pessoal, mas uma missão, onde o centro da vida de todos os batizados é a pessoa de Jesus Cristo e sua proposta transformadora de amor e de justiça.

Na Igreja existem quatro vocações específicas: Sacerdotal; familiar; religiosa e leiga.

Vocação sacerdotal: É um chamado de Deus para santificar, coordenar, animar, pastorear e formar o povo de Deus. Celebrada no 1º Domingo de Agosto!

Vocação familiar: É um chamado de Deus ao dom de si, amor recíproco e aberto à vida para gerar, educar e formar no amor com afeto, carinho, diálogo… É um berço de vocações, célula fundamental para a sociedade. Celebrada no 2º Domingo de Agosto!

Vocação religiosa: É um chamado de Deus a imitar Cristo seguindo os conselhos evangélicos (votos: castidade, pobreza e obediência; na vida comunitária), testemunhando o evangelho; no mundo atual de forma radical e clara; ao serviço oblativo a Deus e aos irmãos. Celebrada no 3º Domingo de Agosto!
Vocação leiga: É um chamado de Deus para o serviço de doação comunitária em vários ministérios, em socorro aos gritos do povo de Deus, sendo um apóstolo, discípulo, missionário e mensageiro da boa nova de Jesus, celebrada no 4º Domingo de Agosto!

Querido jovem, você já descobriu sua vocação? Muitos são os escolhidos, poucos são os trabalhadores, o Senhor precisa de trabalhadores para a sua messe,  você é um(a) escolhido(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário