Video

Slide do bloogger:

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

5º NOITE DOS NOVENÁRIOS DE SÃO GONÇALO

No dia 27/12, quinta noite dos novenários, com o tema: O Anuncio "Vinde ver...Não será ele o Cristo?" (Jo 4,29), que teve como responsáveis o setorial São José, região das palmeiras e comunidade Kolping.
A Santa Missa foi presidida pelo Padre Evandro, onde em sua homilia falou da alegria de se encontrar com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, e da forma de como devemos nos portar depois do mais importante encontro de nossa vidas, onde nos realizamos e queremos levar a conhecimento de toda gente a pessoa de Cristo; Vinde ver... Não Será ele o Cristo?" (Jo 4,29).  

É alguém que encontrou Jesus , é alguém que encontrou a proposta de salvação aquele que tanto o povo de israel esperava.


"Vinde Ver" e esse é o papel de todo Cristão que encontra Jesus e não fica só pra se, mas ele quer anunciar  o seu Deus! E que exemplo mais maravilhoso esse de Madalena. Claro ela vio o sepulcro vazio e ela corre atrás, e ela já vai anunciar que o sepulcro vazio e o que qui esta acontecendo? O que será que fizeram com Jesus? O que será que aconteceu? Mas algo diferente aconteceu, pois o Senhor esta comigo e ela vai anunciar, ela chega nos apóstolos e anuncia o que vio, Jesus não estava lá e aqui nos vimos, Pedro e João, onde ensina a Igreja que chama João de discípulo Amado, onde João com a noticia corre mais a frente, por ser certamente mais jovem, chega a frente no sepulcro e ao chegar ele espera Pedro entrar.


E aqui queria lembrar a Santa Igreja como Instituição, que neste texto, mostra o primado de Pedro, e o respeito de que todo Cristão, todo católico deve ter ao sucessor de Pedro. Nos sabemos de textos, dos evangelhos que foram escritos, não de forma imediata aos acontecimentos, mas foram anos depois, iluminados, lógico pela ressurreição com Cristo sendo o centro e o Espirito Santo, inspirando homens para escreverem os evangelhos.


E aqui nos vimos onde o jovem chega, ele acredita, mas não entra, ele deixa primeiro Pedro entrar! (Olha o respeito ao Papa, ao primado de Pedro, o respeito a autoridade de Pedro, autoridade que Cristo deu a Pedro), Pedro entra. Mais além desta catequese eclesiológica queremos também destacar a fé desse homem, e que deve ser a nossa fé, como aquele que diz: Vim de ver... não será ele o Cristo? E assim fazer como Madalena que vai anunciar, e João ao chegar afirma pelo o evangelho  que ele "acreditou". Essas são as palavras do Evangelho de hoje. E nos vimos que São João, ele acredita na palavra, ele acredita no fenômeno da ressurreição! Ele crer! E com certeza ele vi anunciar. 

Caríssimos irmãos e irmãs, como cristãos hoje, precisamos dar  esse testemunho de fé, quem faz a experiencia pessoal de Jesus como Senhor e Salvador, ele não pode calar ele tem que anunciar isso pra nos é uma obrigação e necessário como diz São Paulo: "Aí de mim se não evangelizar, eu sou devedor", e nos temos que fazer o mesmo, eu encontrei aquele homem; Não é o Messias? Não é Jesus?

Nos que somos iniciados na fé cristã, nos temos que gritar! Claro que com nosso testemunho de palavra e com o nosso testemunho de vida. Não só com palavras mas também com ações e atitudes, nos temos que anunciar ao mundo que Jesus esta vivo, que ele ressuscitou o tumulo esta vazio e que ele é verdadeiramente Cristo Senhor e Salvador!

Na oitava de Natal este anuncio, é o anuncio dos Anjos! Hoje nasceu para nos o Cristo Salvador! Num tem nada acima dele, ele é o nosso tudo a nossa esperança. E nos vivemos como se não acreditamos nessa verdade! Eis a grande crise da Igreja eis a grande crise que você pode esta passando! Ou que você é e nem percebe. Nos não podemos calar, nos que fizemos essa experiencia pessoal com Jesus nosso  Salvador, que fomo iniciados  na vida cristã e que foi iniciado na vida cristã e ele fez a experiencia e fazendo a  experiencia, ele não cala! Ele anuncia, ele denuncia, ele fala a verdade, ele anuncia a verdade, denuncia as injustiças o engano e ele age com alegria.

E ele anuncia essa verdade e diz para os outros eu encontrei a alegria, encontrei o Cristo, a razão da da nossa vida, encontrei o salvador ele anuncia. Nos não podemos ficar sem anunciar, nos não podemos ficar sem falar de Jesus. Não podemos deixar a essência do anuncio, nos não podemos colocar nem a Igreja, nem a estética litúrgica, nem a animação da música cobrir ou ofuscar o anuncio direto pra dizer as pessoas! DEUS TE AMA! DEUS TEM UM PLANO MARAVILHOSO NA TUA VIDA E SE VOCÊ É PECADOR VIVEU A VIDA ERRADA, OU DESVIADA OU SE VOCÊ DESISTIU DE ALGUMA COISA... A MISERICÓRDIA TE COBRE DE PERDÃO DE BONDADE E ELE TE QUER DE VOLTA. Faça o convite  para Jesus ser o Senhor da Tua vida. Encontrei ele, ele também fez a mesma obra em mim.

Quantas pessoas na Igreja passou por esta mesma experiência de viver uma experiencia medíocre afastada sem muita convicção cristã, sem muita convicção da fé. Mas passou pela experiencia, mais que ainda esta calado, tem medo porque o mundo hoje é quase ante cristão, e em muitas situações as pessoas não acolhem o verdadeiro anuncio do cristão católico, que não tem o que falar da essência do evangelho, do próprio Cristo, mas isso não pode nos amedrontar, não pode nos intimidar se nos temos a convicção de que ele é Deus, que ele é o Senhor e que ele é o Salvador nada neste mundo pode nos calar, nada neste mundo pode nos tirar o testemunho. Porque se tirar, como Deus vai ser anunciado? Como Crer se não tem que anuncie? Como acreditar se eu que Creio não faço? Como despertar a Fé!? Como levar as pessoas a crer senhor? Como iniciar as pessoas na fé?

E repito, catequese vem depois, mas o anuncio querigmático é essencial! Porque se nós não anunciamos que Deus nos Ama! Se nós não anunciamos que Jesus é a salvação de nossos pecados e se eu não faço o convite convicto, consciente de que Jesus é o Senhor do mundo, da história e da minha vida. Nos vamos ficar na superficialidade, de uma Igreja meramente tradicionalista?  Sacramentalista? Que se fala mais de beleza estética, de tudo e se esquece do essencial! Você fez experiencia pessoal do encontro pessoal com Jesus? Você é católico a partir desta experiencia?

Esse encontro é uma necessidade do encontro com Jesus! "Vinde ver...Não será ele o Cristo?" (Jo 4,29) e só convence quem tem convicção, só convence se você tem certeza. Só convence se o que você fala também corresponde ao que você vive. Da alegria de ser cristão, da alegria de ser católico, da alegria de ter fé, na alegria de participar da eucaristia. 

Me desculpa meu querido irmão, minha querida irmã, mas o espirito Santo mandou eu dizer desse jeito: "Você que perde missa dia de domingo, você não passa de um católico rabo de cabra". Que se converta e procure o sacramento para se reconciliar com Deus. Não digo isso porque eu acho NÃO, mas sim, porque é. E eu não sou dessa teoria de que falam: Não o importante é fazer o bem! Se só em fazer o bem sem fé convicta, salva-se. São Paulo falou, nos temos que jogar a folha do texto pro lixo, porque ele diz juntamente com São Thiago: "Que é a fé com obras que salva". Por isso digo, fé e vida, luz vida. 

É o trabalha no rezar é o crer é o anunciar com a  palavra como eu disse com fé e com a vida.


 
Resumo da homilia de Padre Evandro.
PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário