Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

CONFIRA EM RESUMO A ABERTURA E AS 3 PRIMEIRAS NOITES DOS NOVENÁRIOS A SÃO GONÇALO

Dia 22 de Dezembro começou o Festejo de São Gonçalo que desta vez traz TEMA: "IGREJA, CASA DE INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ e o LEMA: "SÃO GONÇALO, SACERDOTE E MISSIONÁRIO  DE VIDA CRISTÃ.   Através do documento 100 das diretrizes  para ação evangelizadora de nossa Igreja que Traz para nós cristãos  umas das urgências atuais para a evangelização que é a catequese de inspiração catecumenal, que nos conduz a uma profunda experiência de encontro com o senhor, que nos leva a mergulhar nos mistérios da redenção e nos tornar pessoas maduras na fé para uma transformação missionária. "Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria"  (DAp 29).  A partir deste tema, durante os novenários queremos proporcionar um profundo encontro com Jesus e fazer com esta alegria de estar com ele, possa levar as pessoas a darem continuidade e serem canais da graça para que outras pessoas possam experimentar o Amor de Deus e levar a sua vida de Cristão batizado a sério.

No dia  22 de Dezembro uma multidão de fies, de Batalha, Teresina e de várias outras cidades se aglomerou para festejar o levante do mastro e a inauguração da nova imagem de São Gonçalo no patamar da Igreja. Mais um festejo Histórico que vem derramar inúmeras graças sobre o todo o povo de Deus. A Santa missa foi presidida pelo Padre Tarcísio, ex-vigário de nossa paróquia.








No dia 23 de Dezembro 1º noite dos novenários de São Gonçalo com o tema: O encontro "Dá-me de beber" (Jo 4,7), presidida pelo Padre Luis de Matias Olímpio, paróquia de São Miguel Arcanjo. Onde o padre em sua homília  em resumo frisou  o zelo do que é sagrado, e sobre a pessoa de São João Batista, onde ele foi uma especie de escada para vinda do Senhor em nossas vidas e o cuidado, para termos uma língua solta para louvar a Deus como a de Zacarias para exaltar o cristo.




No dia 24 de Dezembro, 2º noite com o tema: O diálogo "Se conheces o Dom de Deus" (Jo 4,10), presidia pelo Pe. Oscar e concelebrada pelo Pe. Antonio Luiz, filho de batalha, onde em sua homília levou a todos a uma profunda reflexão da anunciação  e o mistério mantido  em sigilo desde sempre agora manifestado, com a concepção do Cristo Salvador. 


No dia 25, na 3º noite dos novenários de São Gonçalo, Natal do Senhor com o tema: Conhecer Jesus "Quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede". (Jo 4,14), presidida pelo Pe. Leonardo de Sales, filho da terra, e concelebrada pelo Pe. Luiz também filho da terra. Onde na homilia o Padre Leonardo dentro da temática do festejo abordou o Cristo que é a palavra, o verbo encarnado enviado não por mensageiros (antigos profetas) mas pelo próprio filho de Deus, onde na carta aos Hebreus, o profeta se da conta de que esta palavra agora é definitiva onde vivemos os tempos que são os últimos, ou seja nos somos mais felizes que os patriarcas, mais felizes do que os profetas.


Deus se faz palavra, e frisou que os antigos podem ser muito mais felizes do que nós, nestes tempos atuais se nos descuidarmos da acolhida da palavra. Pois eles de  tudo o que podiam e que sabiam eles compreenderam e se abriram a acolhida da palavra. E nos somos mais felizes porque o nosso contato é direto com o Cristo que se fez palavra e eles não tiveram este contato, Cristo é a escritura é ele que fala, na Igreja a cada vez que ouvimos, ouvimos Cristo na palavra. Porém nos podemos ser infelizes se nos descuidarmos da acolhida dessa palavra que veio ao nosso encontro, atrás de ouvintes  mas muitos não aceitaram,muitos preferiram seus compromissos desta época e de tantas outras, a desertificação e a descristianização do mundo ocidental que aos poucos esta sociedade enlouquecida esquece de suas raízes e vai pintando outras tintas que não aquelas tintas cristãs, marcadas pela presença de um Deus que nos visita e que nos quer bem. E dentro desta pespequitiva o Padre inserio o tema da noite. A palavra que é como uma água que mata todas as sedes, aquela palavra dita a samaritana. Uma mulher sedenta. 


Onde nessa temática da iniciação da vida cristã a Igreja quer fazer com que os cristãos acordem para uma nova realidade de uma Igreja em saída, para que nos conscientizemos de nossa missionariedade e para isso é necessário passar por este processo de iniciação, completar as etapas de nossa fé. 


Que nos possamos completar com responsabilidade, com estudo das coisas da fé e que compreendamos o necessário para crescermos no conhecimento e no encontro com nosso Senhor Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário